Na próxima segunda-feira, 06 de maio do ano de dois mil e treze, acontecerá na UELC, a partir das 14 horas, - com a presença das diretoras Claudiana Sobrinho e Antonia Monteiro, Robson Fonseca(Coordenador do PIBID), Maria das Graças (Supervisora do PIBID) - a abertura oficial do evento que dará início a 1ª etapa do treinamento olímpico para os alunos que irão participar da OBMEP, pibidianos de matemática prestarão homenagem ao professor Júlio César, pelo fato de ter sido um criativo e ousado professor de matemática, que estava muito além do ensino exclusivamente teórico e expositivo de sua época, do qual foi um feroz crítico.
![]() |
| Identidade do Prof. Julio César |
O professor Júlio César, filho de João de Deus de Mello e Souza e Carolina Carlos de Mello e Souza, ambos professores, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 6 de maio de 1895, viveu a maior parte de sua vida na cidade de Queluz, estado de S. Paulo. Veio a falecer no dia 18 de junho de 1974, por edema pulmonar e trombose.
Em 6 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Matemática. Isso graças a uma Lei aprovada pelo congresso Nacional em 2004, de autoria da Deputada Professora Raquel Teixeira.
O que motivou a escolha desse dia foi a data de nascimento do professor Julio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. O nome Malba Tahan, veio da paixão pela cultura árabe, cuja língua estudou, e nas suas leituras enquanto jovem dos Contos das Mil e Uma Noites. O Malba Tahan nasceu em 1885 na aldeia de Muzalit, Península Arábica, perto da cidade de Meca, um dos lugares santos do islamismo. A convite do emir Abd el-Azziz ben Ibrahim, assumiu o cargo de prefeito da cidade árabe de El-Medina.Estudou no Cairo e em Constantinopla. Aos 27 anos, recebeu uma grande herança do pai e iniciou uma longa viagem pelo Japão, Rússia e Índia. Morreu em 1921, lutando pela libertação de uma tribo na Arábia Central. Em cada aventura, Malba Tahan acabava sempre por se envolver com algum engenhoso problema matemático, que resolvia magistralmente.
Julio César é o autor de vários sucessos literários de nosso país: A Sombra do Arco-Íris, Lendas do Deserto, Lendas do Céu e da Terra, Céu de Allah, Contos e lendas orientais, Salim, o Mágico, Lendas do Oásis, Mil Histórias sem Fim, O Homem que Calculava.
Por isso, aproveitamos essa data para homenagear os professores e professoras de matemática da UELC e divulgar a Matemática como parte do patrimônio cultural da humanidade mostrando que a Matemática foi criada e vem sendo desenvolvida pelo homem em função das necessidades sociais. É um momento para, divulgar a Matemática como área do conhecimento humano, sua história, suas aplicações no mundo moderno, sua ligação com outras áreas do conhecimento e, principalmente, buscar derrubar mitos de que a matemática é muito difícil sendo acessível apenas aos "talentosos". Precisamos erradicar a idéia de que a Matemática é um "bicho-papão", uma disciplina sem vida que só exige dos alunos memorização de fórmulas.
É possível vizualizar nos livros escrito pelo professor Julio César, que a Matemática pode ser uma divertida e desafiante aventura, se for trabalhada de forma dinâmica e criativa.
É possível vizualizar nos livros escrito pelo professor Julio César, que a Matemática pode ser uma divertida e desafiante aventura, se for trabalhada de forma dinâmica e criativa.
"O professor Julio César não morreu! Ele vive naquele que prima por uma educação matemática criativa e ousada". Jorge Freitas
Maiores informações sobre o professor Júlio César:

Nenhum comentário:
Postar um comentário